Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Plano de trabalho - "O grande rabanete" Tatiana Belinky

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Ciências da natureza e sociedade
 
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Germinação
Dramatização

Objetivos:
- Conhecer o livro: O grande rabanete;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Produzir textos
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;

Desenvolvimento:
O grande rabanete (história com acumulação)
De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius.
São Paulo: Editora Moderna, 2002.
Está história trata de um rabanete que, plantado numa horta por um vovô, cresce até ficar gigante. Vários personagens unem-se aos avós, donos da horta, na tentativa de arrancá-lo da terra: a netinha, o cachorro, o gato... Só conseguem quando a eles se une um ratinho. Feita a colheita, este se proclama o mais forte de todos! Rabanete no prato, todos comem à vontade e sobra até um pouquinho para uma minhoca que passava por ali.
À medida que novos personagens entram na história, o trecho que se repete ao longo da narrativa cresce, caracterizando o aspecto acumulativo do texto: “A vovó segurou no vovô, o vovô segurou no rabanete”; “A neta segurou na avó, a vó no vô, o vô  no rabanete”; “O Totó segurou na neta, a neta na vó, a vó no vô, o vô  no rabanete”, e assim sucessivamente, até a colheita do rabanete.
A ilustração auxilia a leitura porque traz informações que confirmam e complementam o texto. No começo da história, por exemplo, a frase “O rabanete cresceu-cresceu e ficou grandão-grandão” está acompanhada pela imagem em quadrinhos do rabanete crescendo. Nas demais páginas, os personagens, que se acumulam no discurso aparecem “enfileirados”, tentando arrancar o rabanete. Quando conseguem, todos voam pelos ares, desfazendo a corrente que se formara. Na página final, uma ilustração do ratinho com roupa de super-homem completa o texto: “E você acha que o rato era mesmo o mais forte?”


·         Apresentação do livro para os alunos, explorando o nome da obra, autora do livro, editora e a imagem;

Um pouco sobre a autora: Nascida em São Petersburgo, Rússia, em 1919, Tatiana Belinky veio para o Brasil aos 10 anos de idade, com sua família. Começou a fazer teatro para crianças em 1948 — e não parou mais. Com a chegada da televisão, seu grupo teatral foi convidado a apresentar suas peças na então TV Tupi, lá permanecendo por mais de 10 anos, com quatro espetáculos de teleteatro por semana, ao vivo, com textos sempre baseados em livros, promovendo intensamente a literatura e a leitura. É de sua autoria a primeira grande série adaptada para a televisão de O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. No total, foram mais de 1.500 textos apresentados pela televisão. Tatiana também é tradutora e jornalista. Ao longo de sua vida, recebeu muitos prêmios de teatro, de literatura e de televisão.

·  Conhecimentos prévios: O que vocês acham que conta essa história? Será que conseguem me dizer do que se trata essa história antes mesmo que eu leia? Quem são essas pessoas? O que elas estão fazendo? Onde elas estão?

·      Leia o título da história, O grande rabanete e verifique se seus alunos sabem o que é um rabanete. Quem já comeu? Quem gosta de rabanete?

·         Leitura da história realizada pela professora;

·         Interpretação oral da sequência da história;

·         Com imagens da história propor que os alunos ordenem as imagens de acordo com a sequência que aparecem os personagens na história;












·         Lista dos personagens em ordem alfabética;

·         Lista de animais da história;

·         Varal do alfabeto (ou alfabeto móvel) para formar nome dos personagens da história;

·         Dramatização da história “O Grande rabanete” realizada pelos alunos.

     NA  HISTÓRIA: “O GRANDE RABANETE”, O VOVÔ SAIU PARA A HORTA E PLANTOU UM RABANETE. O RABANETE CRESCEU-CRESCEU E FICOU GRANDÃO-GRANDÃO. O VOVÔ QUIS ARRANCÁ-LO PARA O ALMOÇO. ENTÃO ELE FOI PARA A HORTA E COMEÇOU A PUXAR O RABANETE. PUXA QUE PUXA E NADA DO RABANETE SAIR DA TERRA... REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO OS PERSONAGENS QUE AJUDARAM O VOVÔ A PUXAR O RABANETE.


       ALUNO (A): _______________________________________________
       DATA: ___________________________________________________

  PINTE OS DEDOS DA MÃO QUE MOSTRAM A QUANTIDADE DE PERSONAGENS QUE AJUDARAM O VOVÔ A PUXAR O GRANDE RABANETE:

       
      Desempenho do aluno (a): __________________________________
      _________________________________________________________
_________________________________________________________


       Texto informativo:
Rabanete
           Rabanete é uma planta pertencente à família das brassicáceas, originária da região mediterrânea. Quando adulta, a planta mede entre 15 e 20 cm de altura. Sua raiz é um tipo de caule, comestível, de cor vermelha e sabor picante.
           É fonte de vitamina C, que protege contra gripes e resfriados, contém uma boa quantidade de potássio, evitando a perda de colágeno; sódio, que auxilia na digestão; e magnésio, importante para manter ativo o sistema nervoso. Possui poucas calorias, por isso é recomendado para pessoas que estão em dietas de emagrecimento.
          O rabanete pode ser consumido cru, em saladas. Pode ser preparado na forma de petiscos, uma opção mais saudável em relação aos pratos calóricos geralmente cozinhados.
          O rabanete deve ser conservado, preferencialmente, em geladeira, dentro de saco plástico.
          Ao comprá-lo, prefira os rabanetes lisos, firmes e sem rachaduras.
http://www.brasilescola.com/saude/rabanete.htm

Aluno(a): ________________________________________________________________
Data: ___________________________________________________________________

Observe os desenhos da história "O grande rabanete" e forme frases com criatividade. Escreva com letra legível, inicie a frase com parágrafo e letra maiúscula:



      _______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________


      ______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________


      ______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________



Sugestão de produção textual:

       Na sua opinião, você acha que o rato era mesmo o mais forte? Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula. Não esqueça de escrever o título de sua história.


___________________________________
      _________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Desempenho do aluno (a): __________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

Outras sugestões de produção textual:

·         Elaborar um convite, convidando outro bichinho para comer o rabanete, lembre-se de escrever o local e a data:

     Observe as etapas do desenvolvimento do rabanete na história em quadrinho e produza um texto. Lembre-se de escrever com letra legível, parágrafo e letra maiúscula quando necessário. Não se esqueça do título.

__________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________

Desempenho do aluno (a): _________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________



Então todos sentaram e juntos comeram o rabanete, que era tão grande que deu pra todos. Observe os quadrinhos o rato comendo o rabanete, o que ele pensou que era? Ele gostou? O que ele fez?
__________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________

Desempenho do aluno (a): _________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________



     Tatiana Belinky nasceu muito longe daqui, na Rússia, e chegou ao Brasil com seus pais e dois irmãos menores, quando tinha dez anos de idade. Então viveu, cresceu, estudou e casou aqui no Brasil, em São Paulo. Procure no mapa do Brasil, o Estado de São Paulo e pinte-o:


Problemas matemáticos envolvendo a complexa divisão de rabanetes:
a) Se o rabanete era tão grande, que até sobrou para a minhoca, em quantas partes ele foi dividido?
    Veja se seus alunos levam em conta as informações presentes apenas na ilustração (páginas 28 a 30): o ratinho imaginou que o rabanete fosse queijo, quando provou, não gostou nem um pouco e acabou deixando seu pedaço cair no chão. A minhoca não se fez de rogada e deve ter se fartado toda feliz... Oba! Assim, é preciso considerar que a minhoca não estava incluída na divisão inicial, certo?

b) Comprei na Saraiva o livro “O grande rabanete” por R$ 32,90. Livraria Para pagar levei R$ 50,00. Quanto recebi de troco?

c) Ainda pode-se comprar o livro “O grande rabanete” em 6 X de R$ 5,49.



·         Germinação (etapas do desenvolvimento das plantas);
Experiência
Vídeo: germinação


5 comentários:

  1. Trabalhei esta história em minha classe(lº ano)e foi um sucesso, surgindo até uma música (puxa, puxa, puxa o rabanete e o rabanete nada...). Depois de explorar bastante o conteúdo da mesma, um dos meus alunos concluiu dizendo que se tratava de "trabalho em equipe". Achei o máximo a sua percepção!
    Tia Ge - N. Friburgo - RJ

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho realizado em sua sala de aula!

    ResponderExcluir
  3. adoreiii esse projeto!!!!!!!!!!! Parabens

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua atividade,obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Excelente
    Já trabalhei várias vezes e dessa vez ampliou meu repertoio de atividades!
    Parabens

    ResponderExcluir